De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Farmacovigilância é definida como a ciência que se dedica à deteção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas ou outras questões de segurança relacionadas com o medicamento.
Entende-se por reação adversa qualquer reação prejudicial e involuntária, resultante da toma de um medicamento, que ocorra com doses geralmente utilizadas no ser humano para fins profiláticos, de diagnóstico ou no tratamento de doenças ou recuperação, correção ou modificação de funções fisiológicas.
O sistema de Farmacovigilância desempenha um importante papel na monitorização contínua da segurança do medicamento. Após a entrada deste no mercado, é possível conhecer o seu perfil de segurança a partir de uma avaliação contínua e constante do binómio risco/benefício em condições normais de utilização. Esta observação permanente do medicamento é feita principalmente com a “notificação espontânea” de reações adversas.
O sucesso de todo este processo depende da participação ativa e articulação de todos os que nele intervêm: Entidade Regulamentar (Infarmed), Profissionais de saúde, Indústria Farmacêutica, doentes e o público em geral.
A Bluepharma, desde sempre, constituiu como sua prioridade a sua responsabilidade ética e legal e o seu compromisso com o utente. Deste modo assume uma atitude pró-ativa no que respeita à Farmacovigilância dos medicamentos Bluepharma que introduz no mercado.
Para notificar uma reação adversa de um medicamento Bluepharma, por favor utilize o formulário.